Tuesday, January 22, 2008

RELAXAMENTO - Uma simples técnica que cura

Relaxamento – uma técnica que cura

Relaxamento é uma técnica muito utilizada como forma de reequilíbrio físico e emocional.
Existem vários métodos para esse exercício que podem ser realizados em qualquer lugar ou a qualquer momento, dependendo da necessidade esse exercício se torna altamente eficaz para acalmar, energizar, tranquilizar e até descansar a pessoa. O descanso nesse caso é quando a mente está perturbada, confusa, desequilibrada, precisando restabelecer os pensamentos, as idéias.
O relaxamento funciona melhor com a mente alerta pois, caso contrário, seria o descanso do sono, o repouso do corpo físico.

Muitas vezes nós despertamos após uma noite de sono, cansados, com o corpo dolorido como se tivéssemos ficado a noite inteira acordados, realmente, é muito comum em pessoas que trabalham durante todo o dia, que enfrentam a agitação das grandes cidades ou que estão passando por momentos difíceis na vida, não conseguirem relaxar nem quando dormem e uma noite mal dormida não é o suficiente para relaxarmos nossa mente, porém em um relaxamento bem conduzido, com respiração adequada, pensamentos tranquilos e positivos nós conseguimos descansar, equilibrar as emoções, restabelecer as energias.

Vou citar aqui apenas uma técnica de relaxamento que pode ser muito eficaz no dia a dia das pessoas.

Se estiver no ambiente de trabalho, tenso, preocupados, mau humorado e até mesmo desmotivado, é hora de dar uma voltinha, ir até o banheiro, ou uma área em que possa ficar sozinho, tranquilo para que pratique o exercício. Se estiver em casa, procure seu cantinho predileto, pode ser seu quarto, aquele jardim, desde que saiba que ninguém irá interrompê-lo, tire o telefone do gancho, se você mora com outras pessoas, peça para não ser interrompido por pelo menos meia hora.
Procure sentar-se, fechar os olhos e então, relaxe cada músculo de seu corpo, respire profundamente e solte o ar aos poucos, o oxigênio ajuda a clarear os pensamentos, alimenta o sangue e a alma.
Ccmece a relaxar os seus pés, sinta-os e solte-os, vá subindo pelas pernas, abdômem, peito (principalmente se houver alguma mágoa nele, dor, medo ou qualquer tipo de angústia), sinta cada pedacinho e solte tudo o que estiver prendendo algum músculo, alguma sensação desagradável, relaxe o pescoço, tire aquela sensação de palavras presas na garganta, aquelas ofensas que quase saíram mas que você prendeu lá, deixe sair de você qualquer presença de desconforto. Relxe os músculos da cabeça, o couro cabeludo, os ouvidos, os olhos, a boca, a língua.

Quando estiver com o corpo totalmente relaxado, solto mesmo, molinho e leve, comece a pensar somente em coisas boas, positivas e que te fazem bem, podem ser lembranças do dia anterior, da semana passada, de alguém que você gosta, de algo que essa pessoa te falou, de uma atitude sua positiva, de um momento em que se sentiu especial, de algo que você fará no final de semana, naquela festa, naquele livro que você gosta tanto, qualquer coisa, todo mundo se sente bem quando se lembra de algo agradável, o propósito disso é tirar você de algum momento negativo e transportá-lo para outra sensação, que seja mais forte e mais poderosa do que a situação atual. Não deixe que nenhum pensamento negativo atravesse sua mente. Expulse-os de lá sempre que tentarem te enfraquecer. Jogue todos eles numa grande fogueira e veja-os queimarem e desaparecerem para sempre.
Procure praticar o relaxamento pelo menos uma vez ao dia, pode ser por meia hora, ou por vários períodos no decorrer do dia. Isso se tornará uma rotina agradável, como comer ou dormir.

Tente viver o seu presente com muito entusiasmo, pelas coisas que faz, pelas coisas que te dão alegria ou motivação. Com o tempo verá que é muito mais fácil controlar o seu presente, o seu agora do que o passado ou o futuro, a única maneira de vivermos bem é estarmos bem agora e para isso podemos usar a técnica do pensamento construtivo, com raciocínio, ponderação e equilíbrio podemos usar melhor nossas capacidades mentais para resolver os problemas do dia a dia, além de podermos contar ainda com a intuição, com as idéias que surgem do nada, mas isso só flui quando estamos com a mente livre, sem bloqueios e aberta.

Algumas doenças muito comuns nos dias de hoje poderiam ser evitadas se as pessoas dedicassem parte do seu dia a um pouco de prazer físico, isso engloba, além de exercícios, o relaxamento. Por que? Quando nos envolvemos em nossas tarefas, entramos em contato com outras pessoas, outras correntes energéticas, que nos poluem, nos confundem e perdemos parte de nossa essência nessa troca. Tendemos a nos projetar nelas, nos comparar a elas, enfim, as relações humanas são, de maneira geral, desgastantes, seja no trânsito, no supermercado, nas filas dos bancos ou até mesmo na fila do cinema, estamos sempre nos irritando com as atitudes alheias no dia a dia.
Esse mecanismo gera uma tremenda irritabilidade, uma sensação de desconforto, de desprazer. Quando paramos para nós, para nos sentirmos, para ficarmos sozinhos com nosso corpo, isso tende a nos acalmar porque sentimos o contato de nossa força, de nossa paz interior e essas sensações nos acalmam, nos dão segurança para encararmos nossas pretensões, nossas defesas passam a ser naturais e não de intrigas, críticas ou desânimo pela impotência de não podermos dizer tudo aquilo que gostaríamos de dizer a todas as pessoas que nos contrariam. A defesa desaparece e dá lugar a cooperação.

O stress, por exemplo, é um conjunto dessas frustrações, a sensação de engolir sapos, de sermos contrariados o tempo todo, o desconforto e a insegurança que adquirimos em nossa vida profissional, por medo de sermos passados para trás ou todas aquelas bobagens que nos levam para o fundo do poço. É um reflexo de nossas angústias e incapacidade, é como se nos sentíssemos eternamente cansados, mesmo que não tenhamos executado tarefas muito pesadas mas que nos desgastam.
A nossa mente nos adoece mas também nos cura.
Por isso é muito importante que você sente para você, coloque-se numa sala muito confortável e escute o que tem a dizer a você, dessa forma garanto que irá se surpreender com a pessoa maravilhosa que está escondida aí dentro, apenas esperando o momento certo para sair e brilhar como muitas pessoas conhecidas suas já fizeram, seja a próxima a sair da loucura de pensamentos temerosos, de crenças negativas, equilibre-se em sua capacidade e principalmente, ame-se muito pois você á pessoa mais importante do mundo para alguém, você mesmo.



Jackeline Varela
Terapeuta transpessoal

No comments: